Aeróbio é a única solução?

Olá galera, vamos falar sobre como condicionar o sistema cardio-respiratório e/ou como melhorar o aumento metabólico para diminuição da gordura corporal.

É um tédio ter que ficar 30-40 minutos todos os dias caminhando/correndo/pedalando para aumentar a taxa de “queima” de gordura corporal, fora que o maior volume de repetições nas articulações gera maior risco de lesões por esforço repetitivo, para isso existem protocolos de HIIT (high intense interval training) ou treinamento intervalado de alta intensidade.

 

Facilitando a compreensão, é ter mais gasto em menos tempo.  Sim! Treinos mais curtos com esforços maiores que acabam gerando resultados mais rápidos, interessante, não é? Um dos exemplos é o protocolo de Tabata, que diz que o treino executado em 8 séries de 20 segundos de esforço semi-máximo por 10 segundos de intervalo, resultando em apenas 4 minutos, aumenta as demandas metabólicas (o que facilita a diminuição da gordura corporal) e capacidades de processar o oxigênio de forma mais eficiente (Vo² Máx) que em treinos mais longos. Outras abordagens de HIIT podem ser adaptadas para até 15 minutos aproximadamente, mas lembrando que se há maior tempo de trabalho precisa-se de maior tempo de descanso. Podemos utilizar variações de esforço com um, dois, três ou mais exercícios/movimentos com intervalos de 30″/30″; 40″/20″; 30″/15″; e muitos outros.

Alguns dos treinos que publicamos aqui tem essa característica, mais esforço em menos tempo, porém não significa que não deveríamos treinar capacidades de resistência para longa duração. Apenas mostra-se a possibilidade de melhorar sua capacidade de correr 5k ou 10k sem ter que fazer os treinos sempre tentando cumprir essa distância.

Espero comentários.

Até a próxima!

Tiago Moura

Anúncios

2 Respostas

  1. Oba! isso quer dizer que se eu fizer esse treino três dias e correr dois dias na semana , terei o resultado melhor do que correr três a quatro vezes por semana?

    1. Sim, é bem provável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: