Padrões de Movimento 4: Flexionar

Olá galera, depois de uma semana sem internet voltamos à labuta!

Hoje iremos conversar sobre o padrão de movimento “flexionar”, utilizado em 90% das situações em que vamos pegar algo do chão. Sempre ouvimos as pessoas dizerem que sentem dores nas costas quando tem que fazer isso com cargas um pouco maiores ou repetidamente, por será?

Em qual das situações abaixo você acha que a pessoa sentirá incômodo nas costas?

A.2-Bottle-bad-285x300B. 3-Bottle-good-295x300

Quem respondeu A acertou! Por isso que, quando falamos em melhorar as capacidades de produzir força de forma funcional, temos que entender como retirar objetos/cargas/crianças/etc do chão. Na imagem A vemos essa mulher flexionando o tronco para pegar a garrafa, na imagem B, vemos ela flexionando o QUADRIL, perceba que há uma leve flexão de joelhos e nenhuma curvatura na torácica ou lombar além das naturalmente esperadas, mas o quadril flexiona bastante permitindo que ela chegue com maiores possibilidades de erguer uma carga maior sem riscos de contraturas nos músculos lombares.

Dessa  forma, explica-se a necessidade de treinamento com movimentos como o Levantamento Terra ou o Balanço de kettlebell e/ou similares.  No vídeo abaixo mostra-se como aprimorar sua flexão de quadril sem perder o alinhamento postural:

1° Mostra-se a execução do movimento sem projeção dos joelhos a frente -banco bem em frente aos joelhos- e com um bastão que deve estar em contato com a nuca, tronco e quadril. A mão de cima atrás do pescoço e a de baixo bem na curvatura lombar;

2° Continua a mesma proposta do anterior mas já sem o banco;

3° Por último como deve ser o movimento já internalizado, ou seja sem chances de erros crassos.

Portanto lembre-se, se for pegar ou erguer algo do chão sempre prefira executar da maneira mais segura: Flexionando o quadril sem curvar demais as costas e fazendo a força de subir com a região posterior das coxas, ok? Isso também deve ajudar a melhorar a técnica do Levantamento Terra e nunca é demais relembrar: Mantenha a carga o mais próximo do corpo tanto na subida quanto na descida, certo?

 

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