Intensidade, qual a medida?

Olá galera, tudo tranquilo?

Hoje falaremos sobre o conceito de Intensidade nos treinamentos e por que deveríamos dar mais atenção a isso.

Quando falamos de treinos intensos, de que maneira isso é avaliado? No método CrossFit, que utiliza a definição de treinamento feito com Movimentos Funcionais, Constantemente Variados e em Alta intensidade,  a Alta intensidade sempre será maior do que você está acostumado, porém, nunca além do que você realmente consiga executar. Dito isso, observa-se que essa Alta intensidade é relativa, cada pessoa tem limites e esses limites mudam conforme sua aptidão melhora e por isso que vale a pena tentar sempre ir um pouquinho além.

O vídeo abaixo (que está apenas em inglês) usa um conceito que eu gosto muito como pesquisador do treinamento, que é a formula Física de Potencia. Nela temos que a Potencia (ou Intensidade para o CrossFit) é Força x Distancia/ Tempo, resumidamente para facilitar: Se você aumenta a capacidade de produzir força, aumenta as distancias percorridas e diminui o tempo que que executa as tarefas sua Potencia/Intensidade também aumenta, legal não é?

De fato suas capacidades físicas serão ampliadas sempre que você se desafiar. (de maneira coerente com suas limitações, e sempre que possível orientado(a) e supervisionado por um Profissional de Educação Física capacitado no sistema ou similares) Portanto não é fácil, até por que se for fácil não serve, mas é possível para todos, desde que obedeçam as etapas no processo de treinamento.

Sou um apaixonado pelo CrossFit desde que soube da existência do método (meados de 2006) mas só em 2012 que pude ir à São Paulo fazer os dois módulos de capacitação em CrossFit, pela CrossFit Brasil. Lá aprendi mais sobre como funciona a prescrição dos treinos e principalmente como adequá-los a todos os públicos, logo logo estarei indo fazer a certificação Internacional Level 1, o que vai me permitir realmente ser um treinador oficial de CrossFit. Tempos melhores estão por vir. Para conhecer mais sobre o CrossFit aqui está um vídeo bastante explicativo feito com Coachs de São Paulo.

Até a próxima!

Tiago Moura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: