Alimentação: Você é o que come, de verdade.

Olá galera, tudo bem?

Hoje vamos conversar um pouco sobre escolhas e hábitos alimentares.

Nosso corpo se adapta a tudo, tudo mesmo. Somos seres de hábitos e esses hábitos determinam exatamente como seu organismo irá funcionar. Portanto comer melhor é algo que vai lhe ajudar a viver melhor, por mais tempo e com mais saúde. Enquanto você não pensar em colocar comida melhor para dentro, nada de bom acontecerá. Se você não coloca combustível de má qualidade no motor do seu carro por medo dele estragar, por que coloca qualquer comida no seu corpo? Ele também é uma máquina, que precisa de bom combustível para desempenhar cada vez melhor suas funções, ok?

Não me entendam mal, não estou aqui  para pregar quanto e como exatamente você deveria comer, mas apenas trazendo algumas ideias para refletirem um pouco antes de dizer que você “já tentou de tudo” e não consegue emagrecer, definir ou aumentar sua massa magra.

A medida que fomos evoluindo socialmente, as tarefas de produzir a própria comida foram sendo terceirizadas às fábricas de alimentos, contudo temos de pensar que evolutivamente nossos corpos não estão adaptados a cada vez menos atividades físicas (diárias e laborais) e muito menos a mais comida processada. Nada do que esteja dentro de “saquinhos” deveria ser pensado como comida, mas sim lixo! Sim, sou meio radical quanto a isso, não que eu não coma de vez em quando um pouco de “lixo”, mas tento não tornar isso parte da minha rotina. Portanto vamos listar algumas coisas que podem servir de guia quando forem pensar em comer das próximas vezes.

-Com raras exceções, se essa “comida” não existia há 200 anos nem deveria ser considerada comida;

-Saiba que as melhores fontes de carboidratos e proteínas são as mais próximas do encontrado in natura, ou seja, tubérculos e raízes são melhores que grãos processados (pão, macarrão, cereais matinais…) e que as carnes brancas e vermelhas, frutos do mar e derivados de leite têm que estar o mais próximo do que foi o animal em vida (embutidos, carnes e queijos processados não se enquadram como boas fontes de proteicas);

-Gordura não é tão vilã, desde que você escolha melhor. Exemplo: Castanhas oleaginosas, azeite de oliva e abacate por exemplo, são excelentes fontes de gordura “boa”. Em alguns casos comer mais gordura, principalmente de origem animal é melhor que consumir gordura de origem vegetal. Comer gordura não necessariamente vai te deixar mais gordo. Se pensarmos um pouco, o maior responsável pela obesidade mundial é o aumento do consumo de carboidratos processados, principalmente;

-Evite consumir “calorias líquidas”. Refrigerantes (mesmo os “zero”), sucos industrializados e afins são alguns dos maiores sabotadores de saúde que existem. Mesmo os sucos de fruta/polpa devem ser consumidos moderadamente, nosso sistema digestivo não assimila calorias em forma de líquido da mesma forma que os sólidos. Portanto dentro do possível, consuma preferencialmente água e em maiores quantidades;

-Reduza ao máximo o consumo de álcool semanal;

-Tente fazer a maioria das suas refeições em casa. No supermercado, imagine-se olhando de cima e pense em um alvo. Mantenha-se o mais longe do centro possível. As frutas e vegetais, carnes e ovos geralmente estão nas “bordas”.

Como disse são apenas ideias e sugestões. Comer bem não custa muito (na verdade pode custar menos) e a decisão sobre o consumo calórico total e necessidades individuais precisam ser ajustadas por um Profissional de Nutrição. Tenha a noção de que seus objetivos (estéticos ou controle de taxas metabólicas) precisam ser bem definidos para termos resultados seguros e duradouros.

Ainda teremos outras oportunidades de continuarmos a discussão sobre alimentação.

Até a próxima!

Tiago Moura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: