Alongamento, o mal necessário.

Olá galera, como estão? Gostando dos treinos?

Hoje vamos falar da importância dos alongamentos dinâmicos e estáticos.

Alongamentos dinâmicos, são movimentos que pretendem aumentar a amplitude articular fornecendo com isso melhor capacidade de produção de estímulos contráteis. Geralmente são utilizados para o pré-treino, mas existem opções de alongamentos dinâmicos para o pós treino ou no período recuperativo. Geralmente são feitos em séries (2-3) e com repetições (8-15). Podem ser balísticos ou não, o que diferencia é manter a cadeia cinética fechada ou aberta.

Quando executamos alongamentos dinâmicos, percebemos o aumento da amplitude na mesma sessão de treinamento, com as estruturas articulares lubrificadas e aquecidas todo o treinamento é beneficiado. Exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=17xidI_NBKU

Já os alongamentos estáticos são muito importantes quando se pensa em aumento de flexibilidade muscular, aumentar a amplitude das estruturas contráteis da fibra e da fáscia muscular. É imprescindível que sejam feitos. Porém, é melhor para dias de treinos recuperativos e/ou dias de descanso, ou em horários que não sejam anteriores ao treinamento (mas podem ser feitos no pós-treino com menos intensidade). São trabalhados com a manutenção da postura por períodos em torno de 20-60 segundos. Exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=Nvsk5C4IQJY

Incluam essas ideias no seu pré-treino e pós-treino ou no dia de descanso/recuperativo.

Atá a próxima!

Tiago Moura

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2 Respostas

  1. O alongamento estatico pode ser feito todos os dias, independendo do tipo do treino, aeróbico ou de força?

    1. Sim, ele é parte fundamental de quaisquer sistemas de treinamento. É um pouco ‘chato’ por ter que manter as posições por um período de tempo maior, mas é sempre bem-vindo.

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