Padrões de movimento 1: Agachar

Olá galera!

Estamos de volta com mais informações sobre um dos padrões mais elementares do movimento humano: o Agachamento.

Existe um autor que eu gosto muito de citar chamado Gray Cook. Ele tem alguns livros excelentes publicados (todos em inglês) mas que são bastante elucidativos quando pensamos nos movimentos e como eles deveriam ser executados. Em um dos seus livros -Athletic Body in Balance- temos alguns posicionamentos da análise biomecânica do agachamento que remetem a observação das crianças no seu desenvolvimento motor, pouco antes de aprenderem a andar bem elas já agacham bem.

baby-squat

Normalmente não damos muita atenção a isso, mas a medida que vamos crescendo perdemos a capacidade de reproduzir o movimento como deveria por consequência das comodidades da vida urbana, mas basta irmos um pouco para o interior que veremos muita gente executando o movimento com toda a amplitude e sem nenhum histórico de lesão decorrente disso.

Por esses dias encontrei uma transcrição de um artigo e vou colocá-lo em parte:

3 PONTOS IMPORTANTES SOBRE O AGACHAMENTO

1° O ângulo de 90° é considerado um dos principais erros na execução do agachamento. (FAIRCHILDET al., 1993).
Análises das forças compressivas e de cisalhamento no agachamento nos mostram claramente que os piores ângulos são os que normalmente se recomendam como mais seguros. (Li et. al. 1999)

2° A flexão total da articulação do joelho faz com que a tensão na patela seja reduzida em cerca de 50% devido a ação dos músculos antagonistas (posteriores de coxa). (SHELBURNE,1998).

3° O aumento das forças compressivas tíbio-femorais e patelo-femorais são maiores em ângulos próximos aos 80° e 90° graus, sendo que essas forças caem à medida que a amplitude aumenta. (ESCAMILLA, 2001) Ou seja, quanto mais você descer menos pressão sofrerá a patela e os ligamentos do joelho.

Resumidamente: Se você quer ter joelhos saudáveis e um bumbum firme, agache! Mas agache de forma completa e correta.

Iremos publicar mais considerações a respeito da técnica e correções na execução de agachamentos melhores e mais seguros em breve.

Até a próxima!

Tiago Moura

 

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