O que significa treinar funcionalmente?

Olá galera, sejam bem vindos ao blog!

Começamos hoje com a explicação mais básica do que significa treinar de forma funcional, ou seja, cumprir tarefas que seu corpo originalmente foi “desenhado” para desempenhar.

Chamamos de ‘Padrões de Movimento’ as diferentes maneiras que o corpo humano se comporta para nos movimentarmos, são elas:

1-Deslocamentos: Sair de um ponto A para um ponto B, em maior ou menor velocidade; com ou sem cargas adicionais; de forma bípede (caminhada ou corrida) ou quadrupede (engatinhar).

2-Agachar: Flexão máxima da articulação do quadril + flexão máxima da articulação do joelho (sim, joelhos devem flexionar ao máximo…maiores detalhes no próximo post).

3-Puxar: Trazer algo para perto do corpo.

4-Empurrar: Afastar algo de perto do corpo.

5-Flexionar: Máxima flexão do quadril com mínima ou nenhuma flexão dos joelhos (ex: curvar-se para pegar algo no chão).

6-Rotacionar: Girar o corpo em torno do seu próprio eixo.

Bom por enquanto é isso, vamos analisar e detalhar cada um dos padrões em publicações futuras.

Então, acompanhem e divulguem!

Até logo.

Tiago Moura

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Uma resposta

  1. […] Para quem não sabe o que são padrões de movimento, leia um pouco no nosso primeiro post: O que significa treinar funcionalmente? […]

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